12 dicas para poupar dinheiro em combustível

Com o preço da gasolina (e do diesel) aumentando todos os dias, nunca foi tão caro abastecer um automóvel esteja em que ponto do globo estiver. Hoje em dia poupar combustível é sinônimo de poupar dinheiro… veja como!

1. Comparar preços. O preço do combustível hoje poderá não ser o mesmo amanhã e talvez o posto de abastecimento ao lado do escritório oferece preços mais baratos do que aquele ao lado de casa. Esteja atento, anotando as várias ofertas disponíveis, para fazer sempre uma escolha econômica.

2. Cheio, por favor. Sempre que vá abastecer,encha o taque. Vai poupar tempo e dinheiro. Pare de abastecer mal tenha a indicação de que o tanque está cheio – não vale a pena tentar colocar mais umas gotas se já foi avisado que está cheio! Essas gotas vão acabar por sair por fora e você pagou-as. No final de cada abastecimento, certifique-se que a tampa do depósito esteja firmemente fechada e nunca danificada – se não estiver, é a melhor forma de o combustível se evaporar!

3. Abastecer quando estiver fresco. A melhor hora do dia para abastecer o seu automóvel é de manhã cedo ou à noite, ou seja, nos períodos mais frescos do dia. Isto porque a gasolina está mais densa nesta altura e, como a gasolina é paga ao litro, comprará mais por menos.

4. Conduza devagar. A condução a altas velocidades também faz com que o combustível desapareça a olhos vistos, ou seja, toca a abastecer! Para além de ser melhor para o ambiente e para o seu nível de stress, conduzir devagar vai permitir que abra menos vezes a carteira. Quer uma ajuda extra? Se o seu veículo vier equipado com cruise control, utilize-o! Esta condução automática pensada principalmente para as auto-estradas é bastante mais econômica do que a condução humana.

5. Carro para toda a obra. Antes de sair para ir ao supermercado, por exemplo, pense em todos os outros locais aos quais possivelmente terá que se deslocar mais tarde ou nos próximos dias – lavandaria, banco, casa da mãe – e faça tudo de uma só vez, seguindo a rota mais direta.

6. Manutenção em dia. Um carro em perfeita saúde, é um carro que vai ter uma performance mais eficaz e com consumos normais. Para garantir isso, siga estas recomendações básicas: verificar periodicamente a pressão dos pneus, o óleo, os filtros de ar, o alinhamento da direção, o motor.

7. Ar condicionado. Quando o calor realmente aperta, claro que sabe bem fechar os vidros do carro e ligar o ar condicionado. Fora disso, utilize o bom senso.

8. Sempre desligado. Compensa sempre desligar o carro – enquanto espera por alguém, nas filas de trânsito e até num semáforo demorado.

9. Sombra vs. Sol. Se estacionar ao ar livre, prefira sempre os locais com sombra. Isto porque um carro estacionado ao sol, seja no Verão, seja no Inverno, favorece a evaporação da gasolina.

10. Estude as suas rotas. Há sempre mais do que uma maneira de chegar ao mesmo local.

11. Troque de carro. Neste campo, existem várias formas de economizar: venda um dos carros da família; considere adquirir um automóvel mais pequeno, um híbrido, um carro que funcione a diesel ou, porque não, um scooter?

12. Deixe o carro na garagem. Nos dias que correm, a melhor forma de poupar nos combustíveis é, sem dúvida, deixar o carro em casa. Vá a pé, de bicicleta, de transportes públicos ou combine boleias colectivas com amigos e colegas de trabalho.

http://www.felixadvogado.com.br

COMPARTILHE!

Show Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>